Acrescentar valor

POST#7

“Qualquer tecnologia não pode senão adicionar-se àquilo que já somos.” [1]

Para McLuhan as novas tecnologias são extensões do próprio ser. Ampliam as capacidades, garantindo-lhes um alcance maior. Hoje em dia, é bastante evidente que a tecnologia contribui e muito na definição destas capacidades. Vemos mais longe, falamos e ouvimos mais longe, comunicamos globalmente, partilhamos sem fronteiras aparentes.

A tecnologia está finalmente a fazer justiça ao conceito de Aldeia Global de McLuhan [2], na realidade com estas "extensões de capacidade" estamos não só a juntar-nos numa comunidade global como estamos a encurtar o mundo. Parece tudo tão próximo, à distância de um clique de um rato.

Hoje podemos ir até Nova Iorque sem sair de casa, através de uma viagem virtual na Internet, onde temos mapas interactivos, galerias de imagens e vídeos, ou até aplicações que nos mostram a rua em questão, como o Google Maps.

A ideia de pesquisa / viagem está tão difundida na sociedade que novos comportamentos vão aparecendo, e utilizando a rede como meio de comunicação. O conceito de “Couchsurfing” [3] nasceu da ideia de se estabelecer uma rede mundial de dormidas sem custos, em que quem tem um sofá vago cede-o para o próximo viajante. Esta rede mundial é uma analogia à prática social de ir dormindo em casa de um amigo hoje e amanhã noutro.

Os comportamentos originários na rede nem sempre são inteiramente digitais, e por vezes dão origem a comportamentos que usam o universo digital mas que são praticados no mundo real. Este tipo de projectos acabam por acrescentar valor e são facilitadores do modo de vida das pessoas.

Palavras-chave:
tecnologia; capacidades; aldeia global; viagem; digital; real

Notas:.
[1] [2] McLuhan, Marshall - "Compreender os meios de comunicação Extensões do homem", 1964.
[3] Fenton, Casey - 1999.