Numa primeira abordagem simples e imediata podemos encarar o conceito de "page not found" como um erro, um evento que causa uma interrupção na experiência do receptor. Partindo também da ideia de que a Internet é um passo para a sociedade de informação total, esta interrupção torna-se pouco natural, pois de uma forma directa, esta parece pouco compatível com uma rede de informação. Mas esta situação de erro e experiência pode ser útil como momento de reflexão, para pensar o media em questão.
O utilizador de um meio digital, ao utilizar esse suporte, interage com ele. Avança, recua, salta por entre blocos de texto, imagem, video, construindo o seu próprio percurso.
David J. Bolter, no seu texto "Um Novo Diálogo", coloca a seguinte pergunta:"Em cada tecnologia de escrita e em cada texto, a questão é: Como e até onde pode o escritor controlar a experiência de leitura?" [1]
Para pensarmos a questão da experiência e da interactividade inerente a ela, no relacionamento entre o indivíduo e o suporte digital, podemos observar a experimentação que é feita no campo da Arte Digital, como afirmam Bolter e Gromala no texto "Windows and Mirrors", "desenhar um artefacto industrial é como desenhar uma experiência" [2]. Ver até onde podemos ir, as formas de nos relacionarmos com o receptor através do meio.
É preciso criar uma experiência em cada suporte digital, levando o utilizador a interagir com a aplicação, criando necessidades, satisfazendo as existentes e superando espectativas. No entanto, o suporte digital, segundo Bolter e Gromala, nunca deve ser encarado como sendo ele próprio transparente, pois ele também contribui e é um elemento importante dessa interactividade.
Quando pensamos no que McLuhan nos diz, que "o meio é a mensagem" [3], então este meio deve ser trabalhado como se de um conteúdo se tratasse. Para que o designer possa dominar as suas especificidades, apresentando-o de forma inovadora, permitindo experiências de acordo com o suporte digital utilizado.
A interactividade na experiência deve ser vista como um todo e devemos aprender com a experimentação, pois tal como diz Golan Levin, artista de novos media: "Há interesse em explorar as possibilidades estéticas e as implicações culturais das novas tecnologias, qualquer que seja o significado de novas tecnologias". [4]